Maranhão adere a protocolo com o governo da Rússia de vacina da Covid-19.

 
Coletiva foi realizada na manhã desta sexta-feira (14)



Da Assessoria de Comunicação - Em coletiva virtual nesta sexta-feira (14) o governador Flávio Dino divulgou os números do atendimento ambulatorial e das internações por coronavírus na rede estadual. “Foram contabilizados mais de 164 mil atendimentos nos serviços ambulatoriais e mais de 19 mil internações por coronavírus. Esses números são resultado do grande esforço conjunto de gestores e profissionais de saúde que são incansáveis na luta e no combate ao coronavírus no Maranhão”, disse o governador Flávio Dino.

Durante a entrevista, o governador destacou a importância de permanecer alerta e os cuidados que toda a população deve ter com o uso das máscaras, medidas sanitárias e distanciamento social. “Notamos um crescimento da ocupação hospitalar por coronavírus na cidade de Imperatriz. Por isso, continuamos alertando e orientando a todos que permaneçam adotando todas as medidas sanitárias necessárias, como o uso de máscaras, evitando aglomerações”, destacou o governador.

Novo ambulatório

Na coletiva, foi anunciada a desativação dos serviços de coronavírus na clínica São José, que agora passará a ser ambulatório do Hospital do Câncer do Maranhão. “Hoje o Maranhão tem hospital público em São Luís dedicado 100% ao tratamento de câncer. Temos, agora, auxiliando esse serviço de saúde, um ambulatório, vizinho ao hospital, funcionando na antiga clínica São José, alugada pelo Governo do Estado em face do coronavírus”, reforçou o governador ao enfatizar que esse é mais um legado deixado para a rede estadual de saúde. 

Eventos

Nesta sexta-feira (14) o governador assinou decreto que autoriza a retomada de pequenos eventos públicos e privados, com limite de 100 pessoas, observando todas as regras sanitárias. A Casa Civil publicará nas próximas semanas as portarias que autorizam a retomada dos pequenos eventos. 

Pequenas atrações musicais também deverão ser retomadas gradativamente. “Não estão autorizados grandes shows e eventos. Dentro das normas sanitárias, pequenas apresentações estão autorizadas, com uso de máscaras, mantendo as regras de higiene, distanciamento de 2 metros. Esse é um passo adicional, porém prudente para auxiliar a classe cultural do nosso estado”, enfatizou Flávio Dino.

Consórcio do Nordeste 

Durante a coletiva, o governador anunciou, ainda, que o Maranhão aderiu, via Consórcio do Nordeste, o protocolo, ainda em caráter preliminar, com o Governo da Rússia, sobre os avanços em relação à pesquisa da vacina para o coronavírus. “O governador da Bahia está em nome dos nove estados do Nordeste tratando com empresas e Governo da Rússia sobre a assinatura de um protocolo que garanta o acesso a esse momento de experimentos. Temos buscado esse diálogo visando o futuro abastecimento do nosso estado para a possível vacina produzida, seja naquele país ou em qualquer outro”, concluiu o governador.

Postar um comentário

0 Comentários