Balsas | Guarda Municipal realiza fiscalização proibindo uso de cerol em linhas de pipa.

O uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal. (Crédito foto: A Redação)


Diário de Caxias com informações do Diário de Balsas - Ao andar pelas ruas de Balsas, avistam-se muitas crianças e adolescentes soltando pipas. Nesse período de pandemia, onde as escolas permanecem de portas fechadas, a garotada aproveita para desfrutar da brincadeira.

Porém, soltar pipa pode ser muito perigoso por conta de um item usado nas linhas do objeto: o cerol, uma mistura altamente cortante. As principais vítimas do cerol são motociclistas e ciclistas. Pessoas que estão próximas às áreas da brincadeira também correm riscos, além da própria garotada que participa da disputa.

Visando a proteção da sociedade, a Guarda Municipal de Balsas, esteve na tarde dessa terça-feira (16), nas proximidades dos bairros Jardim Primavera e Cidade Nova, fiscalizando e alertando crianças e adolescentes em relação a soltar pipas em vias públicas.

Uma linha de pipa com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, ato que pode ser fatal. Desse modo, a Guarda municipal recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego, ainda solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos.

O uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes. Já o adulto que fizer o uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.

A Guarda Municipal pede a população de Balsas que denunciem e contribuem com a fiscalização.

Postar um comentário

0 Comentários