Caxias | Farmácias e drogarias já contam com testes rápidos de Covid-19.

Reprodução | TV Sinal Verde 


Diário de Caxias com informações da Repórter Raquel Sousa da TV Sinal Verde - Algumas redes de farmácias e drogarias em Caxias já dispõe de testes rápidos para Covid-19. A medida que autorizou a disponibilidade de testes rápidos em farmácias e drogarias foi aprovada no final do mês passado.

O teste é bem semelhante ao que mede a glicemia, um pequeno furo é feito na ponta do dedo, e  por meio de uma pequena amostra de sangue, é possível verificar em um período que varia entre 15 minutos a 1 hora, se o paciente tem ou não, os anticorpos para a Covid-19.


Foto | Reprodução TV Sinal Verde 


O teste não é 100% eficaz, serve apenas como uma espécie de triagem, pois segundo um farmacêutico, o ideal é que o teste seja realizado de 7 a 10 dias do aparecimento de sintomas, pois se o exame for realizado antes deste período, ele pode cair no  chamado resultado falso-negativo.

É importante destacar que esses testes não servem como diagnóstico nem quando negativo, nem quando positivo, finaliza o farmacêutico.

Os testes rápidos surgem como uma forma de tentar  resolver um dos principais problemas no Brasil em relação ao diagnóstico da doença, que é a falta de testes rápidos e evitar a aglomerações de pessoas em hospitais.

O valor dos testes rápidos é de aproximadamente  R$ 250 reais e só devem ser realizados por farmacêuticos treinados e capacitados para interpretar os resultados.

Postar um comentário

0 Comentários