IFMA Campus Caxias oferta preparatório para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Reprodução | ASCOM IFMA


Diário de Caxias com informações da Assessoria de Comunicação do IFMA Campus Caxias - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para o curso preparatório para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Criado em 2018, o curso prepara estudantes dos cursos técnicos da forma integrada ao Ensino Médio para a Obmep, por meio do estímulo do desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como da elaboração e discussão de estratégias para resolução das questões de provas anteriores.

Os interessados podem realizar suas inscrições até a próxima segunda-feira, 16 de março, na Coordenação do Curso de Matemática (sala B 17) ou via formulário eletrônico. No ato de inscrição, o estudante deve escolher o dia e horário que deseja participar do preparatório, conforme as opções disponibilizadas pela coordenação:

  • Segunda-feira: 19h às 21h – Turma exclusiva para o Pronera;
  • Terça-feira: 13h20 às 15h;
  • Sexta-feira: 10h35 às 12h15;
  • Sexta-feira: 13h20 às 15h

O cursinho será desenvolvido pelos acadêmicos Fabrício Vitorino, Jackson Gonçalves, Mateus dos Santos, Natasha Moraes, Teofanes Moraes e Zidane Cruz – todos do curso de Licenciatura em Matemática, sob coordenação do professor Iramar Batista. “Desde a oferta do preparatório, os estudantes do Campus Caxias têm obtido bons desempenhos na Olimpíada”, disse o coordenador, citando como exemplo a aluna Kaylanne Rayssa Vieira de Sousa, do curso técnico em Informática, que conquistou a medalha de ouro na 15ª edição da Obmep. Em todo o estado do Maranhão, apenas Kaylanne Sousa alcançou a premiação máxima na competição entre os alunos de Ensino Médio.

Sobre a Obmep

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Seus principais objetivos são estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

A prova da primeira fase da olimpíada será aplicada dia 26 de maio. Já a segunda fase tem previsão para o dia 26 de setembro. Os interessados em complementar o estudo com material didático podem consultar o portal da Obmep.

Postar um comentário

0 Comentários