Covid-19 | Diocese de Caxias cancela tradicional Procissão de Ramos e outras festividades católicas.

Foto | Sede Diocese de Caxias | Créditos J. Wilson


Diário de Caxias com informações do Portal Guanaré - Diante do crescente número de suspeitas de coronavírus no Maranhão, a Diocese de Caxias orientou sobre alterações em ritos durante missas e celebrações como forma de prevenção. Neste ano, não será realizada a Procissão de Ramos e outras festividades católicas que aglomerem muitas pessoas.

Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (18) no país são 291 casos confirmados da doença. Em Caxias, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há nenhum caso suspeito de coronavírus.

Segundo o protocolo do governo federal, os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde. Todas as demandas estão sendo acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica do município e ninguém pode se considerar suspeito sem avaliação prévia da equipe.

Dom Sebastião Lima, consultou o Conselho Presbiteral para determinar medidas de segurança que possam auxiliar na redução de contágio entre os fiéis. “Damos como orientação que as igrejas disponibilizem álcool em gel, para higienização e prevenção. Na oração do Pai-Nosso, no lugar de unir as mãos, seja cultivado o compromisso com a fraterna comunhão”, reforçou.

Os sacerdotes devem orientar os fiéis a receberem a Sagrada Eucaristia nas mãos, as pessoas devem evitar o contato físico na hora de oferecer a “paz de Cristo”. Estas ações, são muito significativas no momento em que é preciso união para combater a proliferação do coronavírus.


Dom Sebastião - Bispo de Caxias



Confira o comunicado na íntegra

Faço saber aos fiéis católicos e pessoas de boa vontade que na reunião do Zonal VI, ontem em Timon, ficou decidido que neste ano não será realizada a grande Procissão de Ramos e outras procissões que aglomerem muitas pessoas.

Faço saber ainda que tenho consultado aos párocos das paróquias de Caxias, pois a decisão tomada anteriormente foi conjunta, que estão canceladas as grandes concentrações que haveríamos de realizar na Semana Santa, principalmente a Procissão de Ramos que pela primeira vez seria para toda cidade de Caxias e a Caminhada da Ressurreição feita pelas cinco paróquias.

Outrossim, na segunda-feira (23) teremos reunião do Clero e ali tomaremos outras decisões que posteriormente serão publicadas para toda a Diocese de Caxias. Que o Senhor nos faça caminhar assumindo também nossos compromissos com a vida e a missão.

Em Cristo Jesus, fiat voluntas tua,
Dom Sebastião Lima Duarte – Bispo de Caxias


Postar um comentário

0 Comentários