Caxias | Nova biblioteca do IFMA Campus Caxias será inaugurada nesta sexta-feira (13).

Nova Biblioteca do Campus Caxias recebe o nome de Professor Queirois. Obra foi orçada em 2,1 milhões.


Diário de Caxias com informações da Ascom IFMA - A nova Biblioteca do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias será inaugurada nesta sexta-feira (13), às 11h, em evento aberto ao público. Orçada em R$ 2,1 milhões, a obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do senador Roberto Rocha. A ordem de serviço para construção foi assinada pelo reitor do IFMA Roberto Brandão, em outubro de 2018. O evento de inauguração é aberto ao público.

A nova biblioteca é seis vezes maior que atual, ocupando um espaço de 1.149 m2. O destaque do projeto é um auditório com capacidade para 50 pessoas, numa área de aproximadamente 100 m2. Já a estrutura destinada ao acervo acomodará 37 estantes de dupla face, com 18 mesas para estudos e 18 terminais de pesquisas com computadores. O espaço para catalogação é de 49,66 m2, e a área destinada para o atendimento é de 49.66 m2. Há ainda um espaço para administração, de 24.37m2. Rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes foram instalados nos novos ambientes. Além da concepção arquitetônica, a aquisição de tecnologias, os mobiliários e a sinalização também são adequadas para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

Nova Biblioteca já recebeu acervo, mobiliários e equipamentos.


Em comparação, a atual biblioteca do campus tem uma área de 190,5 m2, acomodando um acervo em 26 estantes de dupla face e cinco estantes simples, em um espaço de aproximadamente 47 m2. A área destinada à consulta e ao estudo individual é de 90,3 m2 e ao processamento técnico é de 7,53 m2. A estrutura tem ainda duas salas de estudo em grupo, com 15,06 m2 e comportando até 12 pessoas.

Emenda parlamentar

Os recursos foram garantidos após visita do senador Roberto Rocha ao campus em julho de 2017 e são resultado de negociações empreendidas pelo IFMA e esforços políticos na região. A obra foi executada pela construtora M. C. Corrêa Ltda. Além da biblioteca, o recurso garantido por meio da emenda parlamentar será destinado à construção de um anfiteatro no campus.

De acordo com a Constituição Federal, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando uma melhor alocação dos recursos públicos. É a oportunidade que eles têm de acrescentar novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam. Além das emendas individuais, existem as coletivas, como as de bancada, produzidas em conjunto pelos parlamentares de estados e regiões em comum.

Serviço

O quê?

Inauguração da nova Biblioteca do IFMA Campus Caxias

Quando?

Nesta sexta-feira (13), às 11h



Postar um comentário

0 Comentários