Caxias | Grupo "Direita Caxias" prepara mutirão de apoiamento na próxima quarta-feira (19)...

Banner | Divulgação 

O grupo "Direita Caxias" se organiza para 1° mutirão para coleta de assinaturas em Caxias para o processo de criação do partido Aliança pelo Brasil. Em texto convite enviado pelo grupo "Direita Caxias", o movimento acontecerá na próxima quarta-feira (19), das 08:00 às 13:00 hrs na Praça Gonçalves Dias, região central de Caxias.

Os organizadores do evento pedem que os interessados compareçam com o título de eleitor e um documento oficial com foto, após o preenchimento da ficha, o interessado deverá se dirigir a qualquer um dos Tabelionatos de Notas de Caxias (1°, 2°, 3° ou 4° Ofícios). Ainda de acordo com os organizadores, ao assinar a ficha, o cidadão não estará filiado ao partido, pois o processo de filiação acontece de outra forma.

Para criação do partido, serão necessárias quase 500 mil assinaturas.

A Justiça Eleitoral exige, para a criação de 1 partido, que seja apresentada uma lista com número de assinaturas equivalente a 0,5% do total de votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados. O número mágico, atualmente, é de 491.967 assinaturas. Os eleitores donos dessas assinaturas precisam ainda estar espalhados por, ao menos, 9 Estados.

Para que o novo partido esteja apto a participar de uma eleição, as assinaturas precisam ser coletadas e validadas pela Justiça Eleitoral até 6 meses antes da eleição. Isso significa que, para o Aliança pelo Brasil estar nas urnas já nas eleições municipais de 2020, é necessário que todo o rito esteja finalizado até 4 de abril.

Postar um comentário

0 Comentários