Cantor João Gilberto morre aos 88 anos.

Cantor Morreu aos 88 anos.


Um dos criadores da bossa nova, João Gilberto morreu aos 88 anos, neste sábado (06/07/2019), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por João Marcelo Gilberto, um dos filhos do cantor. O artista, que se manteve isolado nos últimos anos, apresentava delicado estado de saúde. A causa do óbito ainda é desconhecida.

“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele”, escreveu o filho do cantor em post nas redes sociais. O artista deixa três filhos, João Marcelo, Bebel Gilberto e Luisa.

Nos últimos 10 anos, o artista manteve uma vida reclusa. Além da decadência física por conta da idade, João Gilberto enfrentou problemas de dinheiro e disputas familiares públicas. À parte esses episódios, o cantor é um dos nomes mais importantes da música brasileira.


Já debilitado, o cantor e compositor João Gilberto aparece ao lado de familiares Reprodução/Facebook


Bossa nova


Ícone da música popular brasileira, João Gilberto é conhecido como um dos criadores da bossa nova. Tudo começou há exatos 61 anos, em abril de 1958, quando a diva Elizeth Cardoso gravou o histórico disco Canção de Amor de Mais. Emblemático porque no álbum um jovem baiano que nem foi creditado tocava duas canções, uma delas a icônica Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A obra trazia a pegada e o suingue sensacional do violão de João Gilberto.



Marco da fundação da bossa nova, o disco Chega de Saudade, o primeiro da carreira de João Gilberto, foi lançado em março de 1959 pela EMI-Odeon. A faixa-título do LP, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, virou o grande sucesso da época e também o ícone da bossa nova.

O disco contava com 12 faixas, entre elas, Desafinado (Newton Mendoça/Tom Jobim), Rosa Morena (Dorival Caymmi) e Saudade Fez um Samba (Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli).

“Na minha opinião, João Gilberto se transformou no marco zero da bossa nova, ou seja, num samba-canção bossa nova”, disse, em entrevista ao Metrópoles, o pesquisador Jairo Severiano. “Ele valorizou o tempo fraco”, observou o especialista Zuza Homem de Mello.

O legado de João Gilberto, bem como seu disco seminal Chega de Saudade, abriu espaço para uma grande geração de músicos brasileiros, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Tom Zé.

Carreira

Ao todo, João Gilberto lançou 12 discos de estúdio. O último deles foi João Voz e Violão, divulgado em 2000. Ao longo da carreira, foram 21 coletâneas e inúmeras participações com outros artistas brasileiros.

Trajetória

Filho de Juveniano Domingos de Oliveira e de Martinha do Prado Pereira, João nasceu em Juazeiro da Bahia, em 1931. Aos 18 anos, foi para Salvador, onde começou a trabalhar na Rádio Sociedade da Bahia.

Em 1957, chegou ao Rio de Janeiro. Foi na Cidade Maravilhosa que, ao lado de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, fundou um dos mais prestigiados estilos musicais brasileiros, a bossa nova.

Fonte: Metropóles

Postar um comentário

0 Comentários