Inscrições para o VI Acorda Cordel que acontece no IFMA (Campus Caxias) seguem até o dia (28).


Com a proposta de buscar inspiração na cultura popular para estimular a leitura e a escrita da literatura de cordel, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizará, na próxima sexta-feira (28), o VI Acorda Cordel. O evento é gratuito e aberto a estudantes, professores, técnicos administrativo, colaboradores e comunidade externa.

Amostra de anos anteriores do evento

Vanessa Bastos, auxiliar de biblioteca e uma das organizadoras do evento, explica que o Acorda Cordel busca também inserir a literatura de cordel, muitas vezes ausentes nos livros didáticos, no contexto escolar, através oficinas e apresentação cultural. “O tema desta edição é ‘O Maranhão nas rimas do cordel’. Então, esperamos também trazer o cordel para o cotidiano do aluno, ao tempo que realiza conexão entre a literatura popular e seu ambiente escolar, evidenciando assim a importância da literatura de cordel como uma rica tradição cultural. Através dessa conscientização, é possível estimular também as demais artes literárias de Caxias e região”, disse ela.

A programação vai contar com duas oficinas, que terão duração de 4 horas cada. Vanessa Bastos mediará a oficina sobre isopogravura. Já o professor Joniery Rubim de Souza será o facilitador da oficina que ensinará a produzir cordel. A aluna Joelma Neres, do curso técnico em Agroindústria, realizará o encerramento do VI Acorda Cordel com uma apresentação musical.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Biblioteca até o dia da oficina. Todos os participantes receberão certificado.

Imagens de arquivo.




Fonte: Ascom IFMA


Postar um comentário

0 Comentários